Home / Destaque / DOSSIÊ “RIO CACHOEIRA”: CUIDAR DA ÁGUA É UM DEVER DE MUITOS

DOSSIÊ “RIO CACHOEIRA”: CUIDAR DA ÁGUA É UM DEVER DE MUITOS

Nos últimos dias, os itabunenses têm acentuado as discussões acerca da privatização (ou não) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – EMASA. Por mais que saibamos que grande parte da água que consumimos é capitada do rio Almada, nossos olhos sempre estarão voltados para o rio Cachoeira, porque é nele que nosso esgoto tem chegado há mais de um século. A esperança que carregamos é que, como no passado, voltemos a poder desfrutar das águas de nosso rio. Mas, o que isso tem a ver com a privatização da EMASA? De forma simples, já sabemos que o problema de nosso rio é um problema que envolve 11 municípios (relembre aqui).

Privatizar para quê e para quem? Imagem do Bahia Notícias.

Privatizando a EMASA, perderemos um dos principais atores para iniciar uma discussão entre essas 11 cidades, e assim criarmos um plano de recuperação da Bacia Hidrográfica do rio Cacheira. A EMASA continuando pública, será legitimada para esse conchave ambiental. Entretanto, nunca poderemos esperar essa iniciativa vindo de uma empresa privada, que além de elevar a conta da água para nós, usuários, não têm interesse (nem projeto) em revitalizar nosso rio de forma efetiva. Não basta apenas Itabuna “fingir” que vai tratar esgoto e sanear a cidade, com a tão comentada privatização. É necessária uma articulação de gestão para realmente alcançarmos os resultados que tragam de volta nossas boas águas.

Em dias de covardes ataques a nossa ciência por parte do governo federal, o Ipolítica traz uma série de estudos técnicos que confirmam a necessidade de pensarmos e agirmos em defesa de nossas águas, de nossos rios regionais. Água é um bem, e não um produto! Acessem:

Características de nossas águas – Download (1) e (2)

Características de nossas águas subterrâneasDownload

Alternativas para gestão de nossa Bacia Hidrográfica – (1) e (2)

O post DOSSIÊ “RIO CACHOEIRA”: CUIDAR DA ÁGUA É UM DEVER DE MUITOS apareceu primeiro em Ipolitica.

Veja Também

ITAPÉ: PREFEITO RECEBE GERENTES E TEM GARANTIA DE PERMANÊNCIA DA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL NO MUNICÍPIO

O fechamento de agências do Banco do Brasil, que vem ocorrendo em várias cidades da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *