Home / Destaque / MOEMA GRAMACHO É PUNIDA POR IRREGULARIDADE EM LICITAÇÃO EM LAURO DE FREITAS

MOEMA GRAMACHO É PUNIDA POR IRREGULARIDADE EM LICITAÇÃO EM LAURO DE FREITAS

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (28/05), julgou procedente denúncia formulada pela empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A contra a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, em razão de irregularidade no Pregão Presencial nº 055, realizado em 2017. A licitação teve por objeto a contratação de empresa especializada em sistema integrado para o fornecimento de dados e estatísticas de trânsito, registro de imagens de infrações e monitoramento de ocorrência dos agentes públicos, com valor anual previsto de R$6.517.086,24.

Diante da irregularidade constatada no procedimento, o conselheiro Francisco Netto, relator do processo, multou a gestora em R$10 mil. Determinou ainda que a gestora se abstenha da prorrogação do contrato, deixando entretanto, de recomendar a imediata rescisão do contrato para evitar maiores prejuízos aos cofres públicos municipais.

De acordo com a relatoria, o edital do certame restringiu a competitividade da licitação ao permitir a participação, apenas, de empresas possuidoras de sensores que não dependem de instalação no pavimento – tecnologia não intrusiva –, sem expor os motivos que ensejaram a limitação. Além disso, como o número de fornecedores dessa tecnologia é reduzido, a restrição impactou, obviamente, no preço contratado.

“Recomenda-se, outrossim, à gestora que, nas licitações futuras, se abstenha da inserção de cláusulas restritivas à competitividade, desprovidas de fundamento técnico, sob pena da lavratura de termo de ocorrência e da sua consequente responsabilização pessoal”, alertou o conselheiro Francisco Netto.

O Ministério Público de Contas também se manifestou pela procedência da denúncia, com imputação de multa proporcional à conduta da gestora.  Cabe recurso da decisão

O post MOEMA GRAMACHO É PUNIDA POR IRREGULARIDADE EM LICITAÇÃO EM LAURO DE FREITAS apareceu primeiro em Ipolitica.

Veja Também

Prevista para terça, análise do HC de Lula pelo STF pode ficar para segundo semestre

Até então marcada para a próxima terça-feira (25), a análise de um novo pedido de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *