Home / Destaque / PEDRO TAVARES REIVINDICA IMPLANTAÇÃO DE HEMOCENTRO EM ILHÉUS

PEDRO TAVARES REIVINDICA IMPLANTAÇÃO DE HEMOCENTRO EM ILHÉUS

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, a indicação ao Governo do estado para que determine a criação de um Hemocentro, no município de Ilhéus.

O parlamentar justificou a necessidade de assistência e de uma estrutura adequada para a doação de sangue e cadastro de medula óssea, no município e mais 80 cidades que compõem a região. Tavares lembra que já houve muitos casos em que familiares, parentes e amigos de pacientes precisaram fazer uma mobilização forte nas mídias a fim de conseguir doadores, mas a falta de suporte para a coleta, muitas vezes acabou dificultando as possíveis doações.

Em Ilhéus, uma ong tem realizado o trabalho de conscientização e captação para cadastro de doadores, mas há uma lacuna na operacionalização, já que o Hospital da Costa do Cacau não possui o hemocentro e o Hospital Regional Luiz Viana, onde houve a promessa de instalação permanece desativado. Vale lembrar que cirurgias de alta complexidade não são realizadas no município por falta de um hemocentro. Tavares também se sensibilizou recentemente com a situação de uma criança ilheense que precisava da doação de medula óssea, mas era necessário um cadastro prévio em um Hemocentro, o que não existia na região.

“Na saúde, em toda Região Sul do nosso Estado, não existe um hemocentro que atenda aos cidadãos, o que acaba, muitas vezes, tornando complexo o acesso à saúde. Apesar de existir uma grande comoção e solidariedade das pessoas para a doação de medula óssea, é certo que a inexistência de um local apropriado acaba dificultando esta ação, visto que todos tem seus compromissos diários e muitas vezes não podem se deslocar para lugares distantes para fazerem a doação”, afirmou.

Tavares destacou que a implantação de um Hemocentro em Ilhéus, se mostra altamente relevante para atender situações de urgência, atendendo o desejo daquelas pessoas que querem fazer a doação.

Segundo ele, além de um trabalho de atividades para a conscientização e também a divulgação junto a mídia sobre a importância da adesão ao cadastro para viabilizar o transplante de medula óssea, que beneficia pacientes com leucemias, a cidade e a região precisam disponibilizar um Hemocentro para coleta.

A realização do transplante de medula óssea é a única esperança para muitas pessoas que são diagnosticadas com leucemia, doença que compromete a produção de sangue. Muitos pacientes não encontram o doador na família e dependem de um doador cadastrado no registro de doadores.

O post PEDRO TAVARES REIVINDICA IMPLANTAÇÃO DE HEMOCENTRO EM ILHÉUS apareceu primeiro em Ipolitica.

Veja Também

Prevista para terça, análise do HC de Lula pelo STF pode ficar para segundo semestre

Até então marcada para a próxima terça-feira (25), a análise de um novo pedido de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *