Home / Destaque / ILHÉUS: PREFEITURA LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO

ILHÉUS: PREFEITURA LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO

Maio é o mês escolhido para o fortalecimento das ações educativas destinadas à segurança no trânsito. Este é o propósito da campanha “Maio Amarelo”, destinada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. A campanha é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ganhou adesão da Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), que lançou oficialmente a edição 2019, cujo tema é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

De acordo com a autarquia, as ações no município serão iniciadas no próximo sábado (11), véspera do Dia das Mães. Dentro da programação, estão previstas ações de conscientização sobre pilotagem segura, direção defensiva, blitz, seminários, conferências e palestras. Tudo com foco na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade. Neste ano, a campanha faz alusão também às mulheres e mamães condutoras. O Maio Amarelo coloca em pauta mídias e redes sociais.

“Uma pesquisa recente comprovou que a mulher é mais consciente e humana, além de causar menos acidentes. Iremos abordar desta forma e potencializar isso”, adianta Albervan Novais, chefe do setor de Educação para o Trânsito e Estatística da Sutram. O Maio Amarelo estimula a segurança viária e promove o amplo debate sobre as responsabilidades e comportamentos do motorista, ciclista e pedestre. O alto índice de mortos, feridos e de pessoas com sequela passou a ser encarado como um grave caso de saúde pública.

A campanha – A inspiração vem dos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa transmite que ele quer atravessar. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças.

Programação – No sábado (11), a abertura do “Maio Amarelo” será nas vias, abordando e homenageando com a tradicional rosa amarela, as mamães condutoras nos principais perímetros, com interdição pela parte da manhã. No decorrer do mês, abordagem da temática “Mulher condutora”, como exemplo de cidadania, respeito e de segurança. Haverá capacitação de serviços com certificação de direção defensiva e legislação própria para os condutores de transportes coletivos e vans escolares. Na última semana, o tema abordado será “Álcool e direção”, com ações voltadas aos barzinhos, pracinhas e acessibilidade.

O post ILHÉUS: PREFEITURA LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO apareceu primeiro em Ipolitica.

Veja Também

URUÇUCA: PREFEITURA ESCLARECE SOBRE TELHADO DO MERCADO MUNICIPAL

A Prefeitura de Urucuca, por meio da Assessoria de Comunicação, esclarece que a situação do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *