Home / Crime / ITABUNA: A VIOLÊNCIA É UM AMARGO PRESENTE PARA TODOS NÓS

ITABUNA: A VIOLÊNCIA É UM AMARGO PRESENTE PARA TODOS NÓS

Observem: a população tem o mau costume de louvar apenas o que é visível; os governantes tem o péssimo costume de investir apenas no que é visível. Essas duas afirmações (esses dois fatos), são parte do retrato de atraso de Itabuna. Afunilando pra o tema “violência”, vamos apenas dar um exemplo rápido desse triste retrato.

Há cerca de 6 anos, iniciava a todo vapor na cidade os projetos Casa das Artes e o Vivarte, que em seu auge conseguiram integrar cerca de sete (7) mil jovens da periferia de Itabuna em projetos de cultura, esporte e lazer, além de mais de cem arte-educadores contratados. Sete mil! Como sabemos que em prevenção a violência, os resultados são de médio e longo prazo, éramos pra estar colhendo os frutos atualmente, com uma redução da criminalidade. Compreendem? Que a prevenção a violência, seria a nossa maior virtude, mas infelizmente, terminamos 2018 com uma taxa de mais de sessenta homicídios por cem mil habitantes, e já são dezenas nos 4 primeiros meses desse ano. Perceberam? Se esses jovens continuassem sendo assistidos, estimulados ao emponderamento social, com certeza teríamos um número menor de mortos e bem menos criminosos, sejam no raio X ou Y. Mas, o atual prefeito parece não gostar de cultura, há quem diga que o alcaide, em rodas de conversas afirma que “cultura é coisa de v..!”. Por que não continuaram com as ações da FICC? Porque não dá voto. E nem notícia na mídia.

Casa das Artes desativada.

E por outro lado, a população tem o mau costume de só reivindicar mais polícia, mais viaturas, mais armas. A polícia (pobre polícia, que faz milagre com os escassos recursos, a melhor do mundo em fazer com tão pouco!), continua apenas enxugando gelo em Itabuna por uma clara e condicente ausência de políticas públicas para jovens e adultos. Prende, solta, atira e mata! Os criminosos se matam! A população morre! Entendem agora que é tão importante reivindicar projetos sociais e de prevenção primária a violência? E também uma polícia de mais ações de inteligencia? Mas o povo esquece. Vota em quem quer trazer mais um presídio pra Itabuna (eleitores de Fernando Gomes). O prefeito ganha mais votos quando defende um novo prédio (seja qual for, mais um inferno pra cidade) e o povo aplaude de pé.

Esse é o presente amargo pra Itabuna. Um presente de ignorantes para todos nós, todos mesmo!

O post ITABUNA: A VIOLÊNCIA É UM AMARGO PRESENTE PARA TODOS NÓS apareceu primeiro em Ipolitica.

Veja Também

Paulo Betti é acusado de racismo por atores negros da Globo

O ator Paulo Betti, da Globo, foi acusado de racismo por colegas de trabalho da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *