Home / Destaque / DEPUTADO DO PSL QUER PROIBIR VENDA DE ANTICONCEPCIONAIS NO BRASIL

DEPUTADO DO PSL QUER PROIBIR VENDA DE ANTICONCEPCIONAIS NO BRASIL

BN

Por “Bahia Notícias”

Um projeto de lei (PL) apresentado, na última segunda-feira (4), pelo deputado Márcio Labre (PSL-RJ) quer proibir o uso de métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, no Brasil. O PL 261/2019 sugere a “proibição do comércio, propaganda, distribuição e implantação pela rede pública de saúde de micro abortivos”.

No texto, são listados como “micro abortivos” o DIU (dispositivo intrauterino), a pílula de progestógeno, o implante subcutâneo, a pílula do dia seguinte, a pílula RU-486 e “qualquer outro dispositivo, substância ou procedimento que provoque a morte do ser humano já concebido, ao longo de toda sua gestação, sobretudo antes da implantação no endométrio”. Segundo o deputado, a proposta “visa proteger a saúde da mulher”.

Labre defende que a polícia apreenda e destrua todo o material encontrado, com a possibilidade de interdição de estabelecimentos que desumpram as normas. Há ainda a sugestão de multa no valor de mil a 10 mil salários mínimos, para pessoas físicas, e de 1% a 30% do faturamento anual, para pessoas jurídicas.

“Conto, primeiramente com a proteção de Deus. Em segundo lugar, com o apoio de vários movimentos Pró-Vida dispersos pelo País, cujo impacto sobre a opinião pública tem-se tornado cada vez maior nos nossos dias”, afirma o deputado na justificativa do projeto.

O texto ainda critica o Ministério da Saúde pela distribuição da pílula do dia seguinte e acusa a pasta de orientar o aborto até a quinto mês de gestação. Por meio de nota, o ministério ressaltou que o medicamento Levonorgestrel, mais conhecido como pílula do dia seguinte, “é um método eficaz e seguro usado para a anticoncepção hormonal de emergência que está disponível na atenção básica e UPA”. A pasta lembrou ainda que a interrupção da gestação é permitida apenas em casos de estupro, risco à vida da mulher ou gravidez de feto anencéfalo.

Veja Também

ITABUNA: CÂMARA ANUNCIA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR NOVA EMPRESA DE CONTABILIDADE

A Mesa Diretora da Câmara de Itabuna anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 22, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *