Home / Desemprego / Fiol ameaçada com o fechamento da Valec

Fiol ameaçada com o fechamento da Valec

 

O governo deve fechar as portas até março da estatal Valec que cuida de ferrovias e teve ex-diretores envolvidos em desvios em obras. A empresa é dependente do Tesouro Nacional.

Isso significa que ela não gera receita suficiente para pagar suas despesas de pessoal e custeio. Todos os empregados serão demitidos, e os ativos da empresa serão vendidos para pagar dívidas, segundo apurou o Estadão/Broadcast.

A chamada liquidação deve ser aprovada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), colegiado formado por ministérios e bancos públicos, além da Presidência da República. A reunião que deve sacramentar a decisão será realizada em fevereiro.

Embora tenham entrado na empresa por meio de concurso público, os empregados serão demitidos, pois, com a liquidação, as atividades da estatal serão encerradas. A opção pela liquidação ocorre porque não há interesse do mercado em comprar a companhia, o que inviabiliza uma tentativa de privatização.

A intenção do governo Jair Bolsonaro é privatizar as ferrovias, o que retiraria as funções da Valec. Parte de suas funções poderia ser assumida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A Valec é uma empresa pública vinculada ao extinto Ministério dos Transportes e foi reativada em 2008, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estatal atua na construção e exploração da infraestrutura ferroviária, como a Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A Valec também detém participações na sociedade da Transnordestina, com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O trecho da Fiol, de Ilhéus a Caetité, está inserido na primeira rodada de licitações a serem realizadas pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da União, que está 70% concluído. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões em toda a extensão da ferrovia no território da Bahia.

 

O trecho da Fiol, de Ilhéus a Caetité, está inserido na primeira rodada de licitações ( Divulgação)

Veja Também

SINEBAHIA ANUNCIA 27 VAGAS DE EMPREGO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS NESTA TERÇA-FEIRA

O SineBahia oferece 27 vagas de emprego nesta terça-feira, 18, em Santo Antônio de Jesus. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *